Escrito por Equipe Inspetorial de Comunicação
Membros da Associação Missionária Amanhecer se fizeram presentes no Encontrão de Comunicação realizado pela Inspetoria Salesiana do Nordeste, no periodo de 18 a 21 de abril, na Colônia dos Padres Salesianos em Jaboatão dos Guararapes. O evento reuniu comunicadores de toda a região inspetorial com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos nas áreas de comunicação, com ênfase nas redes sociais. Formações, partilhas e vivência do Carisma Salesiano marcaram o Encontrão. Comunicadores e comunicadoras do Nordeste Salesiano se reuniram para conteúdos em torno dos “Desafios e Oportunidades para a Missão Salesiana no Mundo Digital”.
O primeiro dia do Encontrão foi o momento para acolhida, convivência e preparação para o evento. Aconteceu a Sessão de Abertura, com a apresentação da Equipe Inspetorial de Comunicação Social e suas dimensões, informações sobre disponibilização de conteúdos compartilhados pela Comunicação Inspetorial, Nordeste Hoje, Campanha Social e direcionamentos sobre LGPD.
A sexta-feira (19) foi vivenciada com muito entusiasmo pelos participantes. A programação começou repleta de salesianidade, com o Momento Oracional, conduzido pelo Pe. João Carlos e o S. Ronyelli Andrade.
Após a Palavra de Abertura do Inspetor, Pe. Francisco Inácio, e encantando os comunicadores e comunicadoras do Nordeste Salesiano, o Dr. João Paulo Gomes comandou palestra sobre Cross Channel – Aproveitando ao máximo o conteúdo e suas particularidades em publicações nos mais diversos canais. Durante a tarde, dando continuidade à Formação, foram realizadas oficinas sobre Branding e Vendas (com Tiê Gomes) e Caio Vila Verde (Instagram Marketing).
O sábado (20) foi representado por formações, espiritualidade e partilhas. Pela manhã, após a Oração do Dia com o P. João Carlos e o S. Ronyelli Andrade, foi feita a formação sobre o livro de autoria do Pe. Gildásio Mendes: Dom Bosco e a Realidade Virtual, com a assessoria do Pe. João Carlos. A atividade foi realizada com muita interatividade, produtividade e protagonismo com os participantes.
À tarde, após o aprofundamento da publicação, Phelipe Salles, da Rede Salesiana Brasil, ministrou palestra sobre Sensibilização de Audiência e Captação de Recursos. A noite do sábado contou com um animado show de talentos, jantar partilhado e muita animação; parte inesquecível para o Encontrão.
Na programação, aconteceu o Inspetoria Awards – premiação para as Obras Salesianas que tiveram maior engajamento nas redes sociais, conteúdos publicados no Nordeste Hoje, participação dos eventos inspetoriais e utilização da pasta compartilhada de conteúdo.
DEPOIMENTOS:
Participar do Encontrão de Comunicação foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora e inspiradora para mim. Ter a oportunidade de compartilhar conhecimento sobre redes sociais e interagir com os participantes foi incrível. Receber os depoimentos de agradecimento e saber que os conteúdos apresentados abriram mentes e inspiraram reflexões é gratificante e motivador. (Caio Vila Verde – Palestrante)
Falar de gestão de marca para pessoas compromissadas com um propósito é muito gratificante. Todos muito dedicados a aprender e aplicar na oficina. (Tié Gomes)
É sempre muito gratificante participar dos eventos promovidos pela Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga. Além de nos proporcionar momentos de integração com outras obras Salesianas, aprendemos e contribuímos muito com as trocas de experiências e com as palestras ministradas tanto pelos convidados quanto pela própria equipe da Inspetoria. Para mim, este momento é sinônimo de valorização do meu profissional, assim como da equipe a qual coordeno nos Salesianos Bahia. Obrigada! (Clara Camardelli – Salesianos Bahia)
O sentimento mais forte que carrego desse Encontrão é a gratidão! Foram dias memoráveis que trouxeram e agregaram muito mais conhecimentos e despertaram vários insights e reflexões. Que Dom Bosco Comunicador e Contador de História continue nos inspirando e auxiliando o nosso trabalho em rede! (Ana Beatriz – Centro Educacional Dom Bosco, Gramoré – Natal, RN)
Fonte: Nordeste Hoje